Varanda Sonora
Varanda Sonora #02 - Fausto Fawcett + Bruno Queiroz
Ouça agora
Varanda Sonora #02 - Fausto Fawcett + Bruno Queiroz
Colaboraram neste episódio:
Bruno Queiroz
Bruno Queiroz
Fausto Fawcett
Fausto Fawcett

(EM BREVE) Nesse encontro, gravado em dezembro de 2017, na Varanda da Biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, nosso convidado é o poeta, músico e compositor Fausto Fawcett que apresenta uma opereta eletrônica inédita em parceria com o dj produtor Bruno Queiroz.

Fausto utiliza a performance para apresentar seu universo que mistura teatro, música e poesia narrada, permeado, ao fundo, por uma trilha que parece 'emanar do submundo da cidade'.

Concebida para o programa Varanda Sonora, "Do fundo do poço vêm barulho de festa - o pentagrama carioca", é uma peça em cinco atos: "O profeta cracudo", o local do humanismo hoje; "A dama do Big Data", as redes sociais; "O beco das bíblias bastardas", os fundamentalistas; "Rio Robocop", o ecossistema da árdua existência; e "Sombrio 40 graus", o local onde tudo se forma - as instituições (família, estado e mercado).

Fausto Fawcett é um ícone da cultura brasileira e expoente do rap rock e da literatura cyberpunk. Artista, jornalista, autor teatral, roteirista, poeta, músico e compositor, Fausto têm vários discos e livros publicados. No palco ele utiliza a performance para apresentar seu universo que mistura teatro, música e poesia.

Autor de composições famosas como "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá" e "Rio 40 Graus", Fausto têm feito parcerias com artistas visuais, como Vivian Caccuri e o grupo Chelpa Ferro e apresentado suas composições em espaços institucionais como o Oi Futuro, onde mostrou para o público a adaptação para o palco de sua cyber novela "Pororoca Rave".

Segundo Fausto, — Eu sempre gostei do texto que se expande. É como se você criasse a sua Disney de personagens e obsessões e aí fizesse aquela espécie de franquia. Ela vai para o teatro, para a música, para o cinema.. — Mas o princípio é o verbo, é a literatura mesmo.

Bruno Queiroz é artista multimídia e está focado na interseção entre arte e tecnologia, atuando como videomaker, músico, programador, DJ produtor e compositor de trilhas sonoras. Bruno cresceu em meio as ferramentas digitais para composição, elaboração de video-mappings, projeções interativas, gravação e edição de áudio.