Paulo Nenflídio nasceu em São Bernardo do Campo, SP, em 1976. Sua formação une a experiência técnica em eletrônica na ETC Lauro Gomes e a graduação em artes visuais, realizada na ECA-USP. Em seu trabalho, Paulo utiliza artes visuais, música e tecnologia, para criar: desenhos, esculturas, instalações, objetos, instrumentos musicais.
Misturando trabalho manual com tecnológico, cultura de massa com erudita, Nenflídio constrói trabalhos que remetem a máquinas ou protótipos, como em: (“Gerador de Música”, 2007) ou bichos (“Teclado Sísmico, 2008) e até objetos que aludem a uma ficção científica de uma era remotamente familiar (“Módulo Lunar”, 2008).
De natureza lúdica, o trabalho é um convite ao sentidos, que são disparados por dispositivos eletromecânicos, sons programados ou aleatórios, pela participação voluntária do público e até por elementos naturais (“Música dos ventos”, 2003).
Muitos de seus objetos são instrumentos musicais que, de forma lírica, nos convidam a experimentar (“Berimbau Eletrônico”, 2010) mas, também podem participar de apresentações, performances ou happenings, (“Improviso para estruturas de ferro do prédio do Centro Cultural São Paulo”, 2005).
Suas ‘invenções e engenhocas’ assumem a forma de poesia e nos convidam para o único, particular, em um mundo generalizado.
Relação dos áudios apresentados
Música dos Ventos, 2003
Teclado Decafônico Concreto, 2005
Decabráquido Radiofônico, 2006
Gerador de Musica, 2007
Retrocórdio, 2008
Teclado Sísmico, 2008
Módulo Lunar, 2008
Berimbau Eletrônico”, 2010
Realização EXST