Tantão é o cara deste tempo. Se hoje nos articulamos de forma horizontal, mobilizando múltiplos projetos, ele vem fazendo isto desde os anos 80. Punk, marginal e maldito são adjetivos apropriados para descrever este artista singular que é, também, precursor, original e experimental. Tantão empresta a alma as parcerias, com suas performances vocais cheias de improviso e suas programações eletrônicas.
Em 1983, com Márcio Bandeira (o famoso Satanézio) e Lui, em plena cena punk carioca, fundaram o Black Future, grupo lendário e de participações ilustres que é reverenciado, até hoje, pela originalidade com que misturavam samba, rock, samples e pós-punk. Nos anos 90, quando a música eletrônica ganhava adeptos ao redor do mundo, Tantão se joga em performances ao vivo nas boates do Rio e São Paulo com o John Merrick Experience, projeto de pista com seu então parceiro, Jenner.
O ano é 2009 e a onda é Demillus & Duloren, idéia do amigo e músico mutlifaces Claudio Monjope. O interesse recai sobre as tecnologias obsoletas: teclados casio, pedais, synths e outras traquitanas antigas são revisitados em Live PAs, com letras recheadas de signos da cidade em improvisos, bases primitivas e noise. Em 2010 Tantão se aproxima ainda mais da arte contemporânea com The Bosch, parceria com os artistas Andrei Müller, Bruno Jacomino e Abel Duarte, que têm gerado performances viscerais misturando: projeções, programação eletrônica com banjo acústico e vocais. Noise de alta qualidade, que se funde a imagem potencializando nossa experiência. Em 2012 embarca, com vários outros artistas, em uma residência no Flatstation, em Amsterdã, onde intensifica a produção tanto em artes visuais como na música.
Tantão (que pode resgatar suas parcerias ou começar outras, a qualquer momento) vêm pintando cada vez mais, mas isto é outra estória...
Relação dos áudios apresentados
Eu sou o Rio, 1983 e Bem depois, 1988 Black Future (Márcio Bandeira ‘Satanézio’, Lui e Tantão)
Basspowertune, John Merrick Experience (Jenner e Tantão) 1998
Bodybcker, Mete o Pé e Vai não volta, de Demillus & Duloren (Claudio Monjope e Tantão)
Tantão and Jag - Blodfet & DJ Lonely gravado na FUCK, residência em Amsterdã, 2011
Lage, Ao vivo Piorado (Johann e Tantão) 2012
The EAV Experience, 2012The Bosch (Andrei Müller, Bruno Jacomino, Abel Duarte e Tantão)
Realização EXST