Ronaldo é um cidadão do mundo antenado com as questões relativas à cultura, na era da informação. Mineiro de Araguari, saiu da cidade aos dezesseis anos para estudar em Goiânia e seguiu pra São Paulo, onde viveu dez anos e cursou direito na USP. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.
Advogado, professor e pesquisador com especialização em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, Ronaldo está a frente do Creative Commons no Brasil desde o seu início, em 2004, fundou o site Overmundo e integrou o corpo de fundadores da Escola de Direito da FGV no Rio de Janeiro.
Foi curador do Tim Festival e do Hypersônica, jurado do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia e apresentou o ótimo Mod MTV, programa focado em tecnologia e tendências. Ronaldo é um dos criadores do Marco Civil da Internet, projeto de lei para regular a internet brasileira protegendo direitos civis, privacidade e a neutralidade da rede.
Autor do livro Tecnobrega: O Pará Reinventando o Negócio da Música, Ronaldo têm diversos artigos sobre o gênero, e é orgulhoso por ter sido responsável por sua divulgação, quando ainda era embrionário, limitado ao norte do país.