Arte Sonora é uma prática artística coletiva desenvolvida pelo duo de artistas Franz Manata e Saulo Laudares, que possui diversos formatos, como: cursos, residências, exposições, happenings, programas de rádio, publicações etc.

O programa teve início em 2009, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ, como um curso de formação com happening ao final, apresentando os trabalhos dos participantes.

“Nossos objetivos eram organizar e disponibilizar as informações que acumulamos, desde meados dos anos 1990, desenvolver o pensamento dos participantes através de uma visada histórica sobre arte sonora no Séc. XX e contribuir para construção desta cena.”

Desde o início do programa já foi produzido extenso conteúdo sobre o tema, abordando suas mais diversas manifestações sensíveis, divididos em:

Na História 
Oito programas que apresentam a formação deste campo sensível, suas principais questões, artistas e obras do século XX.

Podcasts 
Artistas e pensadores brasileiros que investigam o mundo através do som e suas interfaces.

Mixtapes 
Artistas, críticos e pensadores da cultura contemporânea selecionam faixas de seu universo afetivo.

Arquivos 
Textos, imagens e vídeos sobre o tema e os projetos especiais e ocupações desenvolvidas pelo programa.

Em 2017 teve início o Varanda Sonora, um encontro sonoro-musical na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A cada edição um artista, músico ou poeta é convidado para apresentar suas pesquisas ao vivo.

Ao longo dos anos Arte Sonora se firmou como plataforma pioneira no campo da produção, difusão e promoção deste campo sensível, se constituindo num documento sobre a história e memória da arte sonora no Brasil.

Esse site foi construído de forma independente e colaborativa com a finalidade de organizar e disponibilizar, ao público em geral, os programas e a memória do projeto. Todo seu conteúdo foi produzido em “fair use”.